Gostei de ler

Aprende com os teus sonhos

Aprende com os teus sonhos. Que tal dormires e enquanto sonhares aprenderes o que precisas de saber?

Quantas vezes já ouviste dizer: “Vais fazer um exame? Estuda muito e dorme… o sono descansa e restaura a mente, ajuda-te a fixar a matéria.”

Recentemente, numa entrevista publicada por Lauren Krauze, em 23 de abril de 2017, no site da Tricycle Foundation, com o título How Far Are You Willing to Go to Wake Up?,  (traduzido para português), Quão longe estás disposto a ir para acordar?”, feita ao autor e professor espiritual, especialista em Yoga dos Sonhos, Andrew Holecek, este explica como o acesso aos nossos sonhos lúcidos pode ajudar-nos a compreender melhor – e até mesmo a melhorar – a nossa vida de vigília.

Neste artigo Holecek, o autor do livro Dream Yoga: Iluminando sua vida através do sonho lúcido e os Yogas tibetanos do sono, (2016), afirma que o “Yoga dos sonhos revelará tua paixão pela ignorância” (…) “Quando trabalhas com teus sonhos, estás realmente a trabalhar com a tua mente”, explica.

Holecek fala sobre a natureza dos sonhos e pesadelos e como podemos estender a nossa prática de meditação às nossas horas de sono.

Acreditando que existem verdades relativas em muitos dos nossos sonhos, Holecek citando Freud, ensina que “um sonho não interpretado é como uma carta fechada”. A mente inconsciente envia-nos frequentemente ensinamentos e mensagens em sonhos e pesadelos, afirma Holecek.

O Yoga dos Sonhos tem a sua origem na tradição budista Bön do Tibete e está relacionada com o yoga do sono, também conhecido por yoga da clara luz. Trata-se de uma prática avançada, e tem como objetivo manteres-te consciente durante o sono profundo, enquanto a mente conceitual grosseira e os sentidos deixam de funcionar.

Através desta prática podes ter sonhos lúcidos, reveladores de muitas experiências e aprendizados úteis, para a resolução de situações e problemas diversos, do teu quotidiano.

Embora a maioria dos ocidentais não considerem, nem mesmo idealizem que seja possível tal profundidade da consciência, o certo é que toda a normalidade tem o seu contrário. Esta prática é bastante conhecida nas tradições espirituais budistas Bön do Tibete, sendo o guru budista Tenzin Wangyal Rinpoche, um dos seus maiores defensores.**

Judith Orloff,*** uma conceituada psiquiatra norte americana, autora de vários bestsellers, defende que os sonhos podem fornecem-nos respostas, quando surgem aquelas situações ou questões que nos preocupam. Esta autora defende que dentro de cada um de nós, “há um instinto de cura que pode manifestar se através dos sonhos. Ficarias surpreendido com o simples conselho de saúde que eles nos podem dar, de forma espontânea ou a pedido. Sugestões sobre alimentos, terapias preventivas, opções de tratamento, entre outras que, surgem constantemente através deles, mas que ao acordarmos, perdemo-los. E se  deles nos lembramos, a sua essência fica comprometida porque nós, ou os nossos terapeutas, normalmente os interpretamos mal.”

 

Fontes   

 ** Os Yogas Tibetanos do Sonho e do Sono | – Ligmincha Brasil

 ***Step Five: Listen to Your Dreams

  How Far Are You Willing to Go to Wake Up?

  Sonho Lúcido e Yoga dos Sonhos

  Video:   Dream Yoga

 

 

Deixar uma resposta